Códigos Comuns


Depois de Espaços Invisíveis, a Temporada #2 explora Códigos Comuns partilhados entre grupos e comunidades, e o poder da linguagem nas suas mais diversas formas: palavra, tipografia, som, imagem, alusões e memória. Códigos culturais, económicos e geográficos - históricos e atuais, permitem estabelecer relações sociais, de proximidade e empatia, mas também produzem sistemas de privilégio e poder que hierarquizam e excluem. De que forma esses códigos moldam a nossa vivência e perceção do mundo? O comum e os processos de comunalidade podem ajudar a problematizar e resignificar esses códigos linguísticos, visuais e simbólicos, e acima de tudo a entender as suas interseções e presenças em múltiplas comunidades e contextos. Mais do que algo restrito e limitado, podemos imaginar códigos permeáveis e simultâneos que abrem pontos de acesso para práticas estéticas e movimentos sociais experimentais. Códigos em transformação, conscientes da importância do diálogo e que partem de bases e políticas comuns, mais alinhadas com a realidade social e ecológica de hoje, e talvez mais próximas de como as interações no mundo realmente funcionam.

Códigos Comuns é co-organizada com a equipa curatorial do LungA Art Festival, da Islândia, e pela dupla de artistas Krot & Krass - Björn Loki e Elsa Jónsdóttir, que serão os elementos em residência e responsáveis pela coordenação e ativação de várias atividades em Ponta Delgada.

Durante os próximos dois meses, a Temporada #2 inaugura uma nova exposição-oficina, acolhe um programa de filmes no Cinema Calheta, apresenta várias performances, concertos e workshops, e a Mesa Posta volta a juntar arte e comensalidade. Em simultâneo, decorrem várias residências artísticas para o desenvolvimento de novos projetos. O Programa de Conhecimento acrescenta perspetivas através de visitas guiadas e atividades dirigidas a múltiplos públicos, com destaque para a Escola Vaga e o seu programa de seminários e formações, aberto a todes. Em dezembro, celebra-se o 2º aniversário da vaga com a segunda edição da Feira Gráfica que reúne vários designers, coletivos e aficionados do mundo gráfico e da ilustração, a trabalhar na ilha de São Miguel.