Espaços Invisíveis


Espaços Invisíveis
é o mote da TEMPORADA #1 onde, em parceria com o North Norwegian Art Centre na Noruega, pensamos a visibilidade para destacar o invisível, o camuflado, o imaterial, o apagado e o desconhecido.

A TEMPORADA arranca com a exposição individual da artista canadiana Tanya Busse - Secretary of the Invisible, convidada pelo parceiro Norueguês - NNKS, e com curadoria de Karolin Tampere. Busse estará em residência artística nos Açores para um novo projeto a ser apresentado em maio. Ao longo dos 3 meses, haverão várias outras apresentações que resultam de novas comissões ou estreias, como do Andrew Herzog & 37.25 - NAP, Violaine Lochu ou do coletivo Cara Lavada, e há música e festa para abrir e fechar a TEMPORADA.

Regressamos aos encontros e conversas para imaginar e discutir a contemporaneidade, organizados por artistas, agentes e pensadores, como a Assembleia #12 ou o Fórum das Constelações, em parceria com a CRESAÇOR. Inauguramos o Mesa Posta, um restaurante efémero que ocupa a casa da vaga de tempos em tempos, e o CINEMA CALHETA com um ciclo de filmes que desafiam a ideia de “lugar” e os tempos geológicos, históricos e sociais para visualizar as políticas contemporâneas do território - da exploração ao extrativismo, às ecologias do movimento e do uso do espaço e da cidade.

Em simultâneo, há um Programa de Conhecimento com visitas guiadas e oficinas para crianças e adultos, e seminários e formações propostos pela recém-criada Escola vaga, um programa independente de estudos artísticos para a comunidade escolar e artística residente nos Açores.



Allan Sekula & Noel Burch, Andrew Herzog, Cara Lavada, Catarina Ferreira, Chima Hiro, Colégio do Castanheiro, Coletivo LABTEMPO, COREIA - João dos Santos Martins e Clara Amaral, CRESAÇOR & João Rebelo Costa, Ellie Ga, Erik Goldfisch, Escola Novas Rotas, Escola Secundária Antero de Quental, Escola Secundária das Laranjeiras, Estúdio 13, Inhabitants, João Paulo Constância, Joar Nango, Jumana Manna, Junta de Freguesia de São Pedro, Karolin Tampere, Lapsa Garden, Liliana Coutinho, Margarida Mendes, Mike Lone, New Mineral Collective, Sandra Vieira Jurgens, Solar da Graça, Tanya Busse, Violaine Lochu, We Sea