SUPERNOVA
é uma explosão estelar poderosa e luminosa. É também um evento temporário cuja aparição visual é muito breve e que assinala, geralmente, a morte de uma estrela de grande intensidade, dando lugar a uma nova realidade.


A Temporada #4, curada pelo coletivo LABTEMPO, utiliza a SUPERNOVA como epígrafe e como inspiração para pensar, com otimismo, o singular momento imediatamente anterior ao que está em potência de emergir, e assim questionar o que queremos como futuro e como comunidade.

SUPERNOVA marca o encerramento do projeto Temporadas (2022-2023) e o ano de aprendizagem coletiva e de trabalho dos oito elementos do LABTEMPO que, com mentoria da equipa da vaga, tiveram a oportunidade de adquirir competências ligadas à produção artística e às práticas curatoriais, bem como refletir sobre a urgência da discussão e tomada de ação perante desigualdades económico-sociais, raciais e de género, o isolamento da periferia e a crise climática, e o papel da arte nestas lutas. A Temporada #4 pretende criar um lugar de abertura para novas relações, oportunidades e afirmações que potenciam novos questionamentos e formas de pensar.


Com este entorno, e ao longo de dois meses, SUPERNOVA convida à reflexão, contemplação e discussão destas temáticas através de um manifesto coletivo em forma de Fanzine e de várias experiências, como a exposição coletiva Sol Sal Brilho Brilhas curada por Filipa da Rocha Nunes, o novo projeto de residências artísticas multidisciplinares IN.FUSÃO, momentos de partilha pública e de encontro como as Tertúlias ou o Fórum das Constelações, e ainda com o ciclo de Cinema Além Calheta, festas e concertos. Em simultâneo, será desenvolvido um Programa de Conhecimento associado com visitas guiadas, oficinas para famílias, e seminários e formações na Escola vaga.

O projeto curatorial e de programação da SUPERNOVA foi orientado pela bússola da emergência, pelo que foram selecionados projetos artísticos que, seja pela fase do desenvolvimento da prática em se encontram os seus criadores, seja pela temática explorada pelos mesmos, se enquadram neste movimento.

O coletivo LABTEMPO é composto por Ana Nascimento, Beatriz Brum, Bernardo Prisca, Catarina Gaspar, Eva Frias, João Amado, Leonor Fernandes e Margarida Cruz, e na Temporada #4 participam André Tecedeiro, Ángela Jiménez Durán, CHUNGADADDY, Cristóvão Maçarico, Diogo Sousa, DJ Milhafre, Filipa da Rocha Nunes, Filipe Furtado, Frederico Almeida, Inês Brites, Inês Lampreia, Irineu Destourelles, Jhon Douglas, João Rebelo Costa, Juliana Matsumura, Laura Falésia, Lyz Parayzo, Margarida Andrade, MYKE LONE, Nadia Barkate, Santiago Rodríguez Tricot e Sara Vieira Marques.