A vaga é um espaço dedicado ao pensamento das artes e do conhecimento, sensível às dinâmicas da ilha de São Miguel e das suas múltiplas comunidades. Como sede da Anda&Fala em Ponta Delgada, a vaga oferece à cidade um lugar orientado para as artes contemporâneas, com uma programação regular e multidisciplinar que acolhe e apresenta exposições, performances, conversas, workshops e residências artísticas.

Inspirada pela geografia e condição insular, vaga traduz a ideia de fluxo, ritmo e intensidade que projetamos para Ponta Delgada. Mais do que uma organização, a vaga existe enquanto organismo, atuando em diversas escalas – da rua à ilha, do arquipélago ao mundo – e expandindo as possibilidades de diálogo e cooperação artística de São Miguel para um contexto transregional, em que a autonomia e o fortalecimento dos agentes locais são valores centrais.


Objetivos e Propósitos
A vaga amplia a ação da associação no território através de projetos de continuidade que incluem a formação de públicos, a formação complementar artística e o acompanhamento de artistas ao longo do ano. Este programa de atividades visa fortalecer o ecossistema cultural, promovendo um ambiente sinergético e colaborativo para a criação e partilha artística.

A sua programação procura estimular a criação, investigação e produção artística a partir do contexto geográfico e cultural dos Açores, diversificando e qualificando a programação e as ações de mediação e formação em São Miguel; profissionalizar e melhorar as condições de trabalho dos agentes culturais, promovendo uma economia de partilha e investimento no local que valorize recursos, fortaleça processos criativos e amplie o impacto territorial das suas ações; consolidar a instituição no ecossistema cultural, reforçando o seu papel como interlocutor local e embaixador dos Açores no circuito cultural internacional.

Motivações e Necessidades
A criação de vaga resulta da convergência das ambições da Anda&Fala e da resposta às necessidades e ambições culturais de Ponta Delgada e do aquipélago. Após dez anos de atividade, tornou-se clara a necessidade de um espaço que apoiasse a sua operação contínua e oferecesse uma plataforma para uma nova geração de artistas que busca e explora outros formatos e presenças.

EQUIPA 2026

Jesse James
(ele/dele)
Direção Executiva e Artística, Programação e Curadoria

Rubén Monfort
(ele/dele)
Coordenação de Programas, Produção Executiva, Programação e Curadoria

Carolina Rainho
(ela/dela)
Coordenação Executiva e Gestão Administrativa

João Amado
(ele/dele)
Produção Executiva

Joana Matos
(ela/dela)
Produção Executiva

Raquel de Oliveira Palmer
(ela/dela)
Coordenação de Mediação e Públicos

Mariana Lopes
(qualquer/todos)
Coordenação RARA, Comunicação, Documentação e Fotografia

Tânia Moniz
(ela/dela)
Coordenação de Comunicação

Filipa André
(ela/dela)
Comunicação, Programação e Curadoria

Laura Caetano
(ela/dela)
Estagiária

Aviva Obst
(ela/dela)
Assessoria de Imprensa e Relações Públicas

Cão de Fila Produções
(eles/deles)
Vídeo

vivóeusébio
(eles/deles)
Design de Comunicação

Jannette Benevides
(ela/dela)
Manutenção e Limpeza


COLABORADORES

Beatriz Lavouras
(ela/dela)
Consultoria Jurídica

Marco Galo
(ele/dele)
Consultoria Financeira

HORÁRIO

O espaço está temporariamente encerrado para preparação da próxima exposição, Actos de Língua, que inaugura a 21.02.2026

Horário habitual:
qui—sáb, 12h—18h
entrada livre

LOCALIZAÇÃO

Travessa das Laranjeiras 51
9500-318 Ponta Delgada
São Miguel, Açores, Portugal


CONTACTOS

Para mais informações:
info@vagapdl.org
+351 968 913 539

@vagapdl

Instagram
Facebook
Mailchimp