O Coral de São José foi formado a 19 de março de 1967 para abrilhantar Eucaristias e Solenidades na Igreja de São José, em Ponta Delgada, e nos estúdios da RTP Açores.
Em 8 de Dezembro de 1996 constituiu-se Associação com estatutos próprios, passando a designar-se Coral de São José – Associação Musical.
Em Janeiro de 2000 foi reconhecido de Instituição de Utilidade Pública Regional, recebendo também o Diploma de Reconhecimento Municipal de Ponta Delgada.
Em Maio de 2008 foi distinguido com a Insígnia Autonómica de Mérito Cívico, pelo Governo Regional dos Açores.
Da sua vertente concertística, iniciada em 1990, destacam-se importantes e reconhecidas composições de Gounod, Rossini, Haendel, Mozart, Verdi, Beethoven, Puccini, Haydn, Santos Pinto, Carl Orff e Gershwin.
A longa carreira do Coral de São José permitiu-lhe privar com solistas, orquestras e maestros de relevo do mundo musical erudito, quer nacional quer internacional.
Em digressão, deslocou-se a outras ilhas da Região, aos EUA, à Madeira e a Portugal Continental.
Desde 2012, o Coral de São José vem desenvolvendo um projeto inédito - Música no Colégio - único evento do género nos Açores que decorre no verão e ao ar livre, com noites temáticas de música nas suas diferentes expressões.
Atualmente, com cerca de 65 elementos, o Coral de São José desenvolve as valências de Coro Sinfónico, Coro de Câmara e Coro Litúrgico, a par da promoção de aulas de Formação Musical.
Desde 2007, Luís Filipe Carreiro é o seu diretor musical e artístico.