Cagarros Assembly traduz-se numa série de listening sessions na Rocha da Relva, performances, workshops e exibições de filmes inspiradas nos esforços de conservação e trabalho voluntário de biólogos marinhos e residentes (das ilhas) para salvar, reabilitar e libertar milhares de jovens cagarros (calonectris borealis; Cory's Shearwater) todos os anos, em todo o arquipélago.
Inspirada pela sua primeira visita aos Açores, Ga – como muitos recém-chegados à ilha, ficou tanto encantada, como desconcertada, com os gritos noturnos destas aves. No outono de 2021, documentou voluntários nas ilhas do Faial e São Miguel, enquanto resgatavam jovens cagarros que, durante o seu primeiro frágil voo do ninho para o mar, se desorientavam com as luzes da rua e acabavam por se despenhar.
Cagarros Assembly tem a colaboração da SPEA - Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves e da ACAPO - Associação dos Cegos e Amblíopes de Portugal, e proporciona uma plataforma para a troca de conhecimentos coletivos entre disciplinas. Este projeto multifacetado ligará o curso de vida do cagarro com questões relacionadas com a empatia entre espécies, intervenções humanas e a política de iluminação pública.
Langue des oiseaux
Érik Bullot, 2022, 54''
Composto por cenas musicais sérias e divertidas, Langue des oiseaux explora as virtudes da tradução e o desejo de comunicação entre humanos e aves. Contado por um narrador do futuro, após a sexta extinção em massa, o filme observa de uma forma curiosa e sensível as tentativas feitas para estabelecer uma possível troca.