Lights Years é a primeira exposição individual de Catarina Gonçalves, vencedora do Jovens Criadores W&T 2020, que investiga a maternidade, o espaço doméstico e o lugar do corpo.
Ao longo de vários meses, Gonçalves encontrou-se com quatro mulheres que têm como elemento comum o facto de terem escolhido ser mães a tempo inteiro. Através de entrevistas e depoimentos, Gonçalves cria um dispositivo cinematográfico onde Paula Nemeth, Freda Barrera Fitch, Corie Jason e Marianna Sebestyén partilham diferentes perspetivas sobre a maternidade, a casa e o espaço doméstico, que pode ser encarado tanto como um lugar de empoderamento como de aprisionamento para a mulher.
Nas estruturas sociais patriarcais, independentemente do que a mulher decida fazer com o seu corpo – escolher ou não ser mãe, há sempre algum tipo de sacrifício e julgamento, sejasocial, cultural ou profissional. Estas quatro mulheres acabam por representar essas múltiplas histórias e pessoas ao partilharem as dificuldades da maternidade, e o que se prioriza e renuncia ao longo desse processo. São depoimentos honestos sobre amor e desconforto, liberdade e clausura – desde o nascimento até à saída da família. Sublinham o que envolve esta função de cuidar e educar, e de como é desvalorizada enquanto trabalho (doméstico e secundário). Por outro lado, traz à tona o que as sociedades patriarcais tentam esconder, sombrear ou mesmo encobrir, de que a maternidade não é uma atitude que se desenvolve naturalmente, mas uma decisão consciente que muda a vida das pessoas para sempre.
Composto por 4 canais, Light years convida o público a entrar num espaço uterino, uma cápsula do tempo que o leva de volta a um início de descoberta, medo e fascínio, feito de conexões atemporais e relações interdependentes que existem para além do tempo e que são reconfiguradas à velocidade da luz.
Créditos:
Realização, cinematografia, edição - Catarina Gonçalves
Com Paula Nemeth, Freda Barrera Fitch, Corie Jason e Marianna Sebestyén
Captação de som - Clara Baj, Montserrat Mayte Mancilla Arenales and João Borsani
Edição de som - Bernardo Bourbon
Captação voice over - Tamás Bohács
Tradução e legendagem- Gonçalo Bradford, João Gonçalves, Juan Gonçalves e Zsófi Anna Elek
Comissionado por Walk&Talk - Festival de Artes 2022