15-12-2022
Espaço vaga comemora 2º aniversário com Feira Gráfica e festa
O segundo momento do projeto Temporadas da vaga, em parceria com o LungA Art Festival da Islândia, encerra este sábado, 17 de dezembro. Neste dia, em que também se comemora o 2º aniversário do espaço vaga, o programa estende-se das 10h00 às 22h00, e inclui uma Feira Gráfica, atividades para crianças, apresentações e conversas, e festa.
A 2ª edição da Feira Gráfica vaga acontece das 10h00 às 20h00, e reúne vários designers, coletivos e aficionados do mundo gráfico e da ilustração, a trabalhar na ilha de São Miguel: A Casa Improvável, Agenda da tipografia, Araucária Edições, Augusto Rocha, Azores Atlantic Surfers, Beatriz Brum, Daniel Soares, FALTA, João Amado, Largo dos Artistas, MAGMA, Mário Roberto, Marta Duarte, Neuza Furtado, Oficinas de São Miguel, Sara Azad, Sofia Brito, Stefanie, e ainda os artistas islandeses Krot & Krass – Björn Loki e Elsa Jónsdóttir.
Para conhecer, e também adquirir, haverá ilustrações, serigrafias, prints, postais, fotografias, posters, livros, fanzines, agendas e tote bags, divididas por um total de 16 bancas no espaço da vaga.
O programa da Feira completa-se com atividades para crianças, apresentações e conversas. Das 11h00 às 12h30, a equipa do Programa de Conhecimento da vaga desenvolve a oficina Um cartaz que é um convite, que propõe pensar, projetar e criar um cartaz infalível através de técnicas de impressão manual, e se destina a crianças dos 6 aos 12 anos. Às 16h30, o artista Augusto Rocha apresenta a sua nova curta-metragem Fogo Te Abrace, que teve uma Menção Honrosa da edição deste ano do CINANIMA - Festival Internacional de Cinema de Animação. E às 17h00, Valentim Toste e Madi dão a conhecer o projeto da MAGMA, estúdio de tatuagem e galeria de arte.
Das 17h30 às 22h00, a vaga transforma-se em espaço de festa, com um concerto e DJ set. A artista Helena Guerreiro apresenta novas composições originais em colaboração com Paulo Bettencourt – resultado da sua residência artística na vaga, e a noite termina com tragédia musical, momentos de karaoke catastróficos e danças extravagantes das DRAMA QUEENS.
Todas as atividades têm entrada livre. À exceção da oficina para crianças, que tem o valor de 5€, e para a qual deve ser feita inscrição prévia através de info@vagapdl.org.
As Temporadas da vaga são um projeto apoiado pelo Programa Cultura do EEA Grants, através do Connecting Dots - Mobilidade Artística e Desenvolvimento de Públicos gerido pela Direção-Geral das Artes na qualidade de Parceiro do Programa, e co-financiado pela Câmara Municipal de Ponta Delgada.