07-02-2023
Temporada #3 do espaço vaga arranca a 11 de fevereiro com exposição e festa
A vaga - espaço de arte e conhecimento apresenta de 11 de fevereiro a 08 de abril o terceiro momento do projeto Temporadas, em parceria com o Cycle Music and Art Festival, da Islândia.
Intitulada Ilhas Futuras, a Temporada #3 pretende projetar modelos alternativos de convivência e empatia para se especular sobre economias de espaço, ecologia e relações inter-espécies. Entre fevereiro e abril, convida um conjunto de artistas e projetos que exploram as tensões e oportunidades de futuros que se imaginam entre a realidade e a ficção, e propõe um programa híbrido que se desenvolve entre as artes visuais, a performance e a música.
O arranque da Temporada #3 acontece este sábado, dia 11 de fevereiro, às 17h00, com a inauguração de Animal Internet, exposição individual do artista islandês Kolbeinn Hugi, no espaço vaga (sede da Anda&Fala - Associação Cultural).
Animal Internet é um projeto de artes visuais que visa mover a Terra em direção a um futuro zoocrático, através de uma visão onde os animais serão não só utilizadores ativos, mas também construtores da Internet. Esta visão para o futuro, imaginada entre a realidade e a ficção, é construída sobre princípios zoocráticos (do grego ‘zōion’, animal; e ‘kratos’, poder), e tem como objetivo expandir e alterar o nosso ponto de vista, fora da experiência humana.
A abertura prolonga-se até às 22h00 na vaga, com uma performance de pole dance (dança de varão) e DJ set da DJ, artista de pole dance e produtora cultural nascida em Berlim, FRZNTE.
A 24 de fevereiro, às 21h00, acontece a primeira de duas sessões programadas no Cinema Calheta da vaga, para explorar e aprofundar o universo e trabalho do artista Kolbeinn Hugi.
No dia 25 de fevereiro, das 10h00 às 17h00, Luís Sousa Ferreira, promove a formação Tensão e Risco: Pensamentos e práticas para uma programação cultural participativa, inclusiva e transformadora, integrada na Escola vaga – o programa independente de estudos artísticos da vaga, direcionado à comunidade escolar e artística residente nos Açores, e a todas as pessoas interessadas em artes e cultura. A sessão tem o custo de 5€, e lugares limitados.
Ao longo de dois meses, até 08 de abril, a Temporada #3 apresenta ainda várias performances, acolhe um programa de filmes no Cinema Calheta, e o Mesa Posta volta a juntar chefs e artistas na casa da vaga. Há ainda encontros e conversas, residências artísticas para o desenvolvimento de novos projetos, e o programa da Escola Vaga inclui seminários, formações e workshops. Em abril, a Temporada encerra com um mini-festival, a ter lugar no recém-aberto Arco 8.
As Temporadas da vaga são um projeto apoiado pelo Programa Cultura do EEA Grants, através do Connecting Dots - Mobilidade Artística e Desenvolvimento de Públicos gerido pela Direção-Geral das Artes na qualidade de Parceiro do Programa, e co-financiado pela Câmara Municipal de Ponta Delgada.