Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador.
Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização.
ok
Anda&Fala
  • Anda&Fala Anda&Fala
    • Início
    • sobre
    • PARES
    • RARA
    • transmalhar
    • Open Studios
    • Open Calls
    • Notícias
    • Parceiros
  • Vaga Vaga
    • Início
    • sobre
    • arquitetura
    • participantes
    • Agenda
    • arquivo
    • exposições
    • Parceiros
  • Walk&Talk
  • .
  • Pesquisa
    • pt
    • en
  • en
workshop, open studios
Culturas do Invisível+info
14 jul — 19h—21h
Culturas do Invisível propõe uma experiência híbrida que atravessa fronteiras disciplinares: da botânica à microbiologia, da gastronomia à ilustração científica. O workshop investiga como os processos de transformação biológica presentes na flora açoriana tanto em espécies nativas como em plantas introduzidas podem ser compreendidos como práticas artísticas, gastronômicas e científicas simultaneamente.

A atividade divide-se em três momentos interligados:

I. O Arquivo Vivo (30')
O investigador em botânica, Guilherme Roxo, apresenta uma leitura do território através da sua biodiversidade vegetal, com foco nas espécies presentes na ilha, incluindo aquelas frequentemente marginalizadas ou consideradas "invasoras". A sessão explora o potencial destas plantas enquanto recursos para práticas sustentáveis de transformação, discutindo seus compostos bioativos e impactos na saúde humana através de uma abordagem
ecossistémica.

II. O Laboratório Sensorial (90')
Dois facilitadores especializados, Dryelle Andrade e Felipe Oliveira, conduzem as pessoas participantes na criação prática de duas transformações fermentativas distintas: uma bebida e um alimento, utilizando matérias-primas selecionadas do arquipélago. A sessão inclui fundamentos teóricos de microbiologia aplicada, de segurança alimentar e dos benefícios dos processos fermentativos para o organismo humano.

III. O Registo Ilustrado (finalização)
Cada participante recebe um artefacto gráfico original, resultado da colaboração entre um ilustrador botânico e a equipa, que documenta as espécies trabalhadas, as suas propriedades e os respetivos usos tradicionais. Este objeto funciona como extensão doméstica da experiência, incentivando a continuidade das práticas aprendidas.
Open Studios 2026

Workshop
Culturas do Invisível
BRASA LAB

14 JUL, terça
19H — 21H
vaga — espaço de arte e conhecimento, Ponta Delgada

*gratuito
*maiores de 16
*inscrição necessária:

FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO ESGOTADO
Close
Loading…
Please wait…