João Rei é um autodidata português nascido em Faro (1971). Pai, marido, designer, curador e organizador de eventos, João começou a surfar aos 13 anos de idade. Essa descoberta revelou-lhe um mundo novo de cores e emoções, que usou para reimaginar o mundo à sua maneira a partir do design e através de múltiplas linguagens criativas e meios de expressão. Pode-se, por isso, dizer que a sua carreira na arte começou quando pisou uma prancha de surf pela primeira vez.
O surf tem sido a sua principal influência desde então, tanto pessoal como profissionalmente. Dedicou dez anos da sua vida ao projecto B.Side (1998 a 2008), no qual desenvolveu uma marca própria focada na criação de produtos ligados ao surf e ao skate.
Em 2009 muda-se para Sagres, concelho de Vila do Bispo, atrás da sua paixão por esta região e concretizando o seu sonho de criança - viver na Costa Vicentina. Aí nascem os seus três filhos, entre 2011 e 2016.
Foi mentor, programador e organizador do “Sagres Surf Culture”, evento que entre 2012 e 2016 reuniu no antigo “Fim do Mundo” surfistas – artistas, pensadores e ativistas - de várias áreas criativas e geografias.
Sempre em procura constante por dar voz visual ao seu trabalho, João cruza diferentes áreas como o design gráfico e a ilustração, numa estética influenciada por vastas latitudes criativas - desde a arte urbana à arte contemporânea.
O seu trabalho foi sendo publicado em vários livros e revistas e tem tido a oportunidade de o apresentar em várias palestras e conferências relacionadas com design e empreendedorismo.
Foi “Artist-In-Residence” do Memmo Baleeira Hotel, tendo ali criado o "Surfactory - Design Studio".
Após 7 anos a viver em Sagres, João Rei muda-se para a Ilha de São Miguel (Açores) em Agosto de 2016, em busca de uma ligação ainda mais próxima com a Natureza. Ali vive atualmente com a sua família, positivamente cercado pelo mar, dividindo o seu tempo entre o trabalho de freelance e a sua paixão pelo surf.
Em São Miguel implementou "Maré Alma - Estúdio & Oficina". Neste divide-se entre o trabalho para clientes e projetos assinados por si, onde estão cada vez mais inscritos temas como o ambiente e a sustentabilidade, que João tem vindo a aprofundar nos últimos anos.