escola vaga, formação
História de Arte com Sandra Vieira Jürgens+info
02 abr ➔ 10h00-17h00
Uma análise das propostas, discursos e práticas artísticas mais significativas do século XX até à atualidade.
A formação de História de Arte, com Sandra Vieira Jürgens, tem por objetivo abordar temas centrais da arte moderna e contemporânea. Pretende-se analisar as principais tendências artísticas, situá-las no seu contexto político, social e cultural, bem como proporcionar momentos de reflexão sobre questões que ainda hoje convergem na definição da prática artística mais atual.
#1. As primeiras vanguardas e as neo-vanguardas
Uma apresentação geral das realidades que configuraram as vanguardas artísticas nas primeiras décadas do século XX e as neo-vanguardas na segunda metade do século, focando a ampliação dos âmbitos da produção artística e privilegiando as estratégias de apropriação, de Marcel Duchamp à Pop art.
#2. Antes e depois da arte conceptual
Situa-se na experiência e no discurso artístico entre a década de setenta do século XXI e a atualidade, privilegiando a repercussão do conceptualismo e a desvalorização da noção de objeto artístico na produção artística depois do final das vanguardas. Focamos o papel do artista enquanto produtor e mediador para a troca de experiências no espaço comunitário e outras linhas de força da produção artística atual, o interesse pelo tempo e processo, a participação e performatividade.
A abordagem alia a perspetiva teórica, estudos de caso e o diálogo coletivo sobre os temas e os projetos apresentados.