O atelier “Caldeiras”, localizado na cidade do Porto, é em primeiro lugar um espaço de trabalho multifacetado. Mantém-se aberto ao trabalho artístico coletivo, com ideais de partilha e discussão. Procura também reunir através de sessões de trabalho ou de exposições, artistas locais ou não locais, nacionais e internacionais, com o objetivo de estimular o gosto de criar. O Atelier procura ser um local democrático onde a todas as idades, níveis de experiências, e reconhecimento artístico são convidados e apreciados.
Recentemente foram organizadas duas exposições coletivas: a primeira “AI os AIS de Tanta Gente” partia da ideia das obras de arte como palco teatral onde a critica é dramática e irónica, a segunda exposição é uma procura de um contexto do trabalho de atelier da pintura no país. Com o título “Manual Encardido” procurava um pouco do espírito “perdido” do artista sujo de tinta e terebentina, que pinta solitário, e de forma auto-reflexiva. Uma exposição sobre o processo efetivo de pintar.
O atelier Caldeiras têm esperança no futuro da arte, e têm como objetivo continuar a estimular e apoiar de qualquer forma possível o trabalho artístico manual.