Camposaz é uma oficina de auto-construção em madeira, numa escala de 1:1. Começou em 2013 como uma iniciativa decorrente da colaboração entre as associações culturais Aguaz e Campomarzio, com a ambição de promover a interacção entre disciplinas e praticantes que lidassem com o design arquitectónico.
Os projectos construídos são site specific e podem mudar e adaptar-se às condições nas quais serão realizados.
O objectivo da iniciativa é condensar numa única experiência os aspectos materiais e imateriais dos processos de construção, realçando todo o processo criativo. A partilha de conhecimento e a adaptabilidade são condições necessárias para um resultado bem sucedido.
Camposaz é uma plataforma aberta, sem hierarquias e papéis fixos: é uma iniciativa open source em que toda a gente pode contribuir no desenvolvimento de um projecto que não tem direcção pré-estabelecida.
Neste sentido, Camposaz promove diferentes pontos de vista e novas abordagens ao design em localizações urbanas problemáticas, com a intenção de desenvolver uma "arquitectura instintiva" sem preconceitos e com muito improvisação colaborativa.