ilhéu significa a sensação de apego a um lugar. É um jovem atelier de arquitetura insular que trabalha entre Lisboa e Ponta Delgada, liderado por Rita Sampaio e Afonso Botelho Santos.
Enquanto partilham diferentes experiências, estão unidos por uma visão comum sobre a arquitetura como multidisciplinaridade, onde a arte, a instalação urbana, a exposição e o design cénico interagem. Com entusiasmo e curiosidade, exploram e exprimem as suas ideias através de um envolvimento ponderado no desenho, modelação, colagem e prototipagem de materiais.
Rita Sampaio (1991, Ponta Delgada)
Estudou Arquitetura na FAUP (Porto) e fez um período de intercâmbio na POLIMI (Milão). Depois de se formar, Rita trabalhou em Ponta Delgada com Luís Almeida e Sousa e mais tarde em Londres com o Russian For Fish. Antes de estabelecer a sua própria prática, colaborou com Pedro Maurício Borges e FSSMGN em Lisboa até 2019.
Afonso Botelho Santos (1991, Lisboa)
Estudou Arquitetura na FAUL (Lisboa) e fez um ano de intercâmbio no Rio de Janeiro, de 2012 a 2013. Afonso trabalhou com Pedro Pacheco (2014-2016), com José Mateus (2016-2017) e com Eduardo Souto de Moura (2017-2020). Para além da sua colaboração em estúdios de arquitetura, Afonso participou em vários projetos culturais, como a Trienal de Arquitetura, Porta 14 e fez parte da equipa curativa da Note - Galeria de Arquitetura.