João Paulo Serafim (Paris, 1974) é formado em Fotografia e Artes Plásticas pelo Ar.Co, escola onde lecciona no Departamento de Fotografia desde 1998. Em 2005 participou no Curso de Fotografia do programa Gulbenkian Criatividade e Criação Artística, e em 2008 frequentou o curso de História de Arte da Universidade Nova de Lisboa. Em 2005 foi vencedor do 3º Prémio Purificacíon García.
Desenvolve desde 2005 o projecto MIIAC – Museu Improvável Imagem e Arte Contemporânea, museu ficcionado baseado numa pesquisa iconográfica de um acervo pessoal, construído ao longo do percurso do artista. O MIIAC, composto por fotografias de diversas origens e tipologias, bem como por extensa bibliografia, materializa-se virtualmente ou através de exposições em diferentes espaços, combinando memórias pessoais e coletivas. Esta pesquisa estende-se ainda aos funcionamentos museológicos, incidindo sobre as zonas de bastidores como arquivos e bibliotecas, refletindo acerca dos modos de organização, processamento e qualificação de informação visual.
Tem colaborado desde 2004 em vários projetos teatrais e coreográficos.
/
Programa de Residências Artísticas - Fotografia
Em 2017 o artista apresenta os resultados da residência que desenvolveu na edição 2015, com uma exposição individual no Museu Carlos Machado - Núcleo de Santo André.