Mae-ling Lokko é cientista arquitetónica, designer e educadora do Gana e das Filipinas, e trabalha com resíduos agrícolas e materiais renováveis de base biológica. Através do seu trabalho, Lokko explora temas de “justiça generativa” através do desenvolvimento de novos modelos de produção e colaboração distribuídas. Na sua prática artística e de design, o seu trabalho desconstrói narrativas históricas e práticas de extração através da conceção de novos vocabulários materiais e da prototipagem de modelos participativos de produção.
Lokko é professora assistente na Escola de Arquitetura da Universidade de Yale (YSoA). A sua investigação no Centro de Ecossistemas em Arquitetura de Yale centra-se no design ecológico, no design integrado do ciclo de vida dos materiais e no amplo desenvolvimento e avaliação de materiais renováveis de base biológica. Anteriormente, leccionou na Cooper Union, Nova Iorque (EUA) e no Rensselaer Polytechnic Institute, Troy (EUA), onde foi Diretora do Programa de Ciências da Construção e Professora Assistente na Escola de Arquitetura e no Centro de Arquitetura, Ciência e Ecologia (CASE).
Lokko tem um doutoramento e um mestrado em Ciências Arquitectónicas do Centro de Arquitetura, Ciência e Ecologia (Instituto Politécnico de Rensselaer + SOM) e é licenciado pela Universidade de Tufts.
Lokko é a fundadora da Willow Technologies, Ltd., sediada em Accra, no Gana, que recicla resíduos agrícolas em materiais de construção de base biológica acessíveis e para aplicações de tratamento da qualidade da água. O seu trabalho foi nomeado para o Visible Award 2019, para o Royal Academy Dorfman Award 2020 e foi finalista do Hublot Design Prize 2019.
Os trabalhos recentes de Lokko foram expostos no Museu de Arte Moderna, MoMA Nova Iorque; no Museu do Prémio Nobel, Estocolmo; no Museu Stedelijk, Países Baixos; no Museu do Futuro, Dubai; na Casa Z33 para a Arte Contemporânea, Design e Arquitetura, Bélgica; na Bienal de Sonsbeek, Países Baixos; na Somerset House. Trienal de Milão, Itália, Somerset House, Londres, Radialsystem, Berlim, Luma Foundation, Arles, 4ª Bienal de Design de Istambul, Rhode Island School of Design e no Royal Institute of British Architects-North. O seu trabalho tem sido apresentado na ICON Magazine, Blueprint, Wallpaper, MOLD Magazine, Frieze Magazine, RIBA Journal, DOMUS, DAMN Magazine e outras publicações de design a nível mundial.