Circuito Ilha, Residências Artísticas
Casa do Quarteirão+info
O colectivo Orizzontale foi convidado a desenvolver uma instalação no centro do "Quarteirão" e a colaborar com NO-ROCKET (Francesco Zorzi, um designer e ilustrador italiano com base em Amesterdão) que teve a sua intervenção na criação da identidade "O Quarteirão".
O projeto é metaforicamente um Viveiro, uma estufa coletiva para fazer "O Quarteirão" florescer e desenvolver-se espontaneamente. Ao mesmo tempo, a idéia era recriar a intimidade de uma casa tradicional açoriana. Assim Orizzontale trabalhou em dois elementos, criando novas entradas para o espaço: um pavilhão para fornecer um lugar para as pessoas se reunirem e organizar eventos (Rua Pedro Homem) e uma pequena estrutura com um pequeno terraço (Rua d'Agua), para dar Uma vista acolhedora e incomum da área. Entre estas estruturas nasceu uma nova praça.
O programa da "Casa do Quarteirão" foi decidido em conjunto com a comunidade e foi concebido como um projeto aberto: o sistema de construção simples feito de quadros modulares, permite a adaptação e personalização de acordo com várias configurações e necessidades e as várias atividades que a comunidade queira desenvolver.