Teresa: Acho sempre muito interessante como os gestos que acabaram de ser feitos, estão completamente em relação com os gestos que já foram feitos. Gosto de fantasiar essas relações e... e pensar que o gesto que fiz hoje, hmm... está completamente ligado ao gesto que tu fizeste no dia anterior… parece que fico a ver essa multiplicidade de gestos que existem entre um tempo e outro. Penso neles como fantasmas que andam aqui…
T.S. Eliot: ....Time present and time past are both perhaps present in time future and time future contained in time past. If all time is eternally present all time is unredeemable. What might have been is an abstraction remaining a perpetual possibility only in a world of speculation. What might have been and what has been point to one end, which is always present.
Filipe: O facto de estarmos sempre a filmar este exercício… hmm... parece que nos estamos a guardar para um futuro qualquer, ou melhor, o facto de estarmos a gravar... é em si uma memória, uma memória de um tempo a que já não podemos aceder. Ah… parou… Lá se foi a memória…
Teresa: Mas tens aí outra memória... É a memória mesmo ou é a bateria?
Filipe: Acho que são as duas.
Teresa: Então tens as duas, se quiseres. É o que precisamos. Memória e bateria... O gravador ainda está a funcionar.
Filipe: Esta memória está boa?
Teresa: Mostra.
Filipe: 4 gigas. Memory card error.
Teresa: Então não sei… O que é que estavas a dizer?
Direcção artística, interpretação, cenografia e figurinos Filipe Pereira e Teresa Silva
Direcção técnica e desenho de luz Frederico Godinho
Desenho de som Rui Dâmaso
Apoio de residências Anda&Fala - Associação Cultural, Devir/CAPa, Materiais Diversos/Centro Cultural do Cartaxo, Centro Cultural da Gafanha da Nazaré, O Espaço do Tempo e Escola Superior de Dança
Co-produção Teatro Maria Matos/Festival Temps d’Images
Apoio à criação Circular Associação Cultural e Materiais Diversos
Agradecimentos Sabine Macher, pelo acompanhamento artístico na residência de Novembro 2015, David Cabecinha, Sofia Matos, Maria José Peyroteo e Ana Sofia Nunes.
/Programa Residências Artísticas - Artes Performativas2017/2018