PONTOatelier é um atelier de arquitectura sediado no Funchal, formado pelos jovens arquitectos Ana P Ferreira, Pedro M Ribeiro e José Gustavo Freitas.
A sua prática desenvolve-se no pensamento critico e de investigação, operando a diferentes escalas. Interessam-se em materializar as suas ideias nas mais diversas formas num campo ampliado entre a arte e a construção.
Foram um dos cinco ateliers nacionais, convidados a participar no concurso para a curadoria de “La Biennale di architectura di Veneza” 2020.
Fizeram parte da comissão de Selecção Nacional da XI Bienal Ibero-Americana de Arquitectura e Urbanismo em 2019.
Em 2018 ganham a menção honrosa pelo concurso Centro de Acolhimento para Crianças, Funchal.
Foram publicados no livro “Architecture is just a pretext”, editado pela Carnets, Veneza, 2019.
Em 2017 ganham o concurso privado para o “Farm Cultural Park” em Sicilia, para a remodelação de uma fachada que intitularam “GABBIA”. Nesse mesmo ano são assistentes convidados para os workshops, W.A.Ve Syria - The making of the future, promovido pela IUAVE, Veneza e professores convidados no workshop de Verão Moytirra – Sketch design deep-sea mining labour´s housing, promovido pelo ISCTE em Ponta Delgada, Açores.
Em 2016 ganham o concurso internacional “Duas casas para as ilhas Selvagens” promovido pela OASRS.
Mais recentemente desenharam uma cenografia para o concerto de jazz dos ManoaMano no teatroBaltazar Dias, Funchal e no CCB Lisboa.