09-11-2021
Cristóvão Maçarico vence Jovens Criadores Walk&Talk 2022
O Open Call Jovens Criadores Walk&Talk 2022 decorreu durante o passado mês de outubro, e recebeu mais de uma dezena de candidaturas.
Cristóvão Maçarico é o vencedor do Jovens Criadores Walk&Talk 2022, após avaliação das candidaturas por parte de um júri presidido por Jesse James e Sofia Carolina Botelho - da direção artística da Anda&Fala, e por Filipa Oliveira - curadora e programadora de artes visuais, responsável pela direção artística da Casa da Cerca (em Almada).
O júri analisou um total de 12 candidaturas, das quais destacou a diversidade de percursos e a pertinência dos campos de ação e investigação dos vários candidatos, que se debruçam sobre temas como a ecologia, a informação e a identidade.
Cristóvão Maçarico tem 20 anos. Mudou-se para São Miguel há 6 anos e, de momento, é estudante de pintura na Academia de Belas Artes AKI Artez (Holanda). Recorre à pintura, ao vídeo e ao som para explorar conceitos de lugar e ser, e questões em torno do indivíduo, do corpo e da transitoriedade. O seu percurso artístico conta com a participação na exposição coletiva “We never say never”, que inaugurou o espaço vaga em dezembro de 2020. Este ano, passou a ser representado pela editora açoriana Marca Pistola.
O Jovens Criadores 2022 concretiza-se na atribuição de uma bolsa de criação no valor de 2000,00 €, integrada no Programa de Residências Artísticas da 11ª edição do festival de artes. Cristóvão Maçarico, já a partir deste mês de novembro, terá acompanhamento curatorial e de produção, para apresentação de um projeto artístico inédito em julho de 2022 durante o Walk&Talk.
O Open Call Jovens Criadores Walk&Talk teve início em 2014, e desde então atribuiu 14 bolsas de criação. É uma chamada aberta a jovens naturais e/ou residentes nos Açores até aos 30 anos de idade, e destina-se a apoiar estudantes de artes, a artistas emergentes e jovens que ambicionam desenvolver uma atividade/projeto em qualquer área de expressão artística. Os vencedores das várias edições, incluem Catarina Gonçalves, Luís Senra (2020); Joana Franco, Margarida Fragueiro (2019); Diogo Lima, Madalena Correia (2018); Margarida Andrade, Cristóvão Ferreira (2017); Carolina Rocha (2016); Beatriz Brum, João Miguel Ramos (2015); Mariana Pacheco Medeiros, César Martiniano (2014).