Circuito Exposições, Residências Artísticas
East Atlantic
Em desenvolvimento 2019
São Miguel, Terceira, Faial, Flores, Corvo
O projeto tem o apoio
Arquipélago Centro de Artes Contemporâneas
Grupo Bensaude - Mutualista Açoreana
Portos dos Açores
O projeto será apresentado no contexto do Circuito de Exposições. O Circuito mapeia um conjunto de projetos individuais inéditos, apresentados em simultâneo em vários espaços de Ponta Delgada, pelos artistas Andreia Santana, Gonçalo Preto, Maria Trabulo, Rita GT, Mónica de Miranda, Miguel C. Tavares & José Alberto Gomes e Diana Vidrascu. Com curadoria de Sérgio Fazenda Rodrigues, o circuito explora a ideia de “identidade”, na sua relação com o género, história, paisagem, arquitetura, arqueologia e outros campos das ciências, para refletir a atuação do coletivo na construção do “lugar”
geográfico, ao mesmo tempo social, cultural e emocional, síntese e contentor de identidades fluidas e autónomas.
“Tudo se reduziu a fragmentos, a quadros restritos e recantos de paisagem. Ansioso, rebusco aquela primeira impressão de conjunto e não a encontro.” (Raúl Brandão, As Ilhas Desconhecidas).
Inspirados pela viagem de Raúl Brandão ao arquipélago açoriano em 1924, Miguel C. Tavares e José Alberto Gomes viajaram durante 10 dias a bordo do navio de carga “Corvo”, partindo de Lisboa e passando pelas ilhas de São Miguel, Faial, Terceira, Flores e Pico.
Com “East Atlantic” pretendem a criação de uma peça audiovisual em formato filme-concerto que traduza este imaginário em imagens e sons, tendo como temática o arquipélago açoriano e a sua condição insular. Num espaço híbrido entre o documentário e o objecto artístico, o trabalho pretende também representar o caracter dicotómico insular, tanto sedutor e atraente como prisioneiro e claustrofóbico.