12-01-2024
Walk&Talk integra exposição ‘Todos os tempos se cruzarão’ em Coimbra
O Walk&Talk está presente na exposição Todos os tempos se cruzarão, patente na Sala da Cidade, em Coimbra. A exposição está inserida no ciclo de exposições Cuidar de um país, dedicado ao território, à arquitetura e à arte, e coorganizado pelo Círculo de Artes Plásticas de Coimbra, Departamento de Arquitetura da Universidade de Coimbra, Centro de Estudos Sociais e Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra. A mostra, inaugurada no final de 2023, pode ainda ser visitada até 02 de março de 2024.
Todos os tempos se cruzarão propõe-se demonstrar, através de oito propostas heterogéneas, como, neste contexto adverso, a arquitetura e a arte têm sabido encontrar estratégias que estruturam o território, o recriam e reavivam o seu tecido mais profundo, retomando as suas possibilidades esquecidas, consolidando-o. São propostas que intervêm contra a corrente e numa escala de proximidade, reforçando a identidade dos lugares e a sua capacidade para estruturarem o nosso tempo.
O Walk&Talk integra a exposição com House for Ferraria, um projeto da artista visual portuguesa Teresa Braula Reis, comissionado para a edição de 2017 do festival.
House for Ferraria, situada na Ponta da Ferraria (São Miguel), no perímetro da área classificada como Monumento Regional Natural dada a sua geologia única, consiste numa planta abstrata para uma possível casa, delimitada por paredes baixas de betão que lembram as fundações vulgares de um edifício. No centro desta casa, um dos compartimentos enche-se de água. A obra assemelha-se a uma construção inacabada, uma ruína voluntária que existe através do desenho do que poderia ser; onde o carácter temporal e o literal do betão contrasta com as qualidades reflectoras e poéticas da água.
Em Todos os tempos se cruzarão, a instalação é reproduzida em maquete e integra uma vídeo-instalação com imagens da peça, acompanhadas de um testemunho do diretor artístico da Anda&Fala - Associação Cultural, Jesse James.
A par com o Walk&Talk, estão também representadas na exposição propostas de António Belém Lima, Bartolomeu Costa Cabral, Colectivo Zás, Maria Manuel Oliveira, Nuno Valentim, Pedro Maurício Borges e Pedro Matos Gameiro e Pedro Domingos.