ANITA NEMET (Khmelnitsky, Ucrânia, 1993) é uma artista multidisciplinar, curadora e investigadora, baseada em Ponta Delgada, Açores. Trabalha com gráficos, fotografia, instalação e performance, muitas vezes em colaboração interdisciplinar com músicos e teatro. Foi membro fundador do grupo artístico UPALA (2015-2018). Está interessada em temas como o contexto e a comunidade local, a cultura POP, o feminismo, a cultura queer, a arte ucraniana do século XX-XXI, o discurso geracional e a interseção da prática artística com a maternidade.
Em 2014, formou-se na Universidade Nacional Kamyanets-Podilsky Ivan Ohienko, onde estudou Restauro de obras de arte (licenciatura). Em 2016, concluiu o mestrado na Academia Nacional de Artes de Lviv, no departamento de História e Teoria da Arte.
2016-2017
Anita trabalhou como apresentadora do programa de televisão "Art Center" sobre artes e cultura na televisão regional "Podillya Center". Foi professora de História da Arte e da Moda na Faculdade de Design e Tecnologia da Universidade Nacional de Khmelnitsky. Investigadora e coordenadora de programas educativos no Museu Regional de Arte de Khmelnytsky, curadora de projetos expositivos em espaços de museu e galeria que funcionavam como laboratório para artistas contemporâneos locais.
2019-2021
Curadora independente, escritora e crítica de arte, diretora do Museu de Escultura Moderna Mykhailo Dzyndra, que faz parte da maior complexidade museológica da Ucrânia - a Galeria Nacional de Arte de Lviv, e gestora da ONG Fundação Museu Mykhailo Dzyndra.
2022
Diretora artística na galeria Diogenes em Lviv. Educadora no MOCAK Museu de Arte Contemporânea em Cracóvia, Polónia.
2022-2023
Desde que se mudou para São Miguel, Anita tem participado em projetos com a Masmorra, vaga, magma non-temporary art gallery e o laboratório de vídeo arte Fuso.