temporada
Temporada #1 - Espaços Invisíveis+info
04 mar ➔ 14 mai
Espaços Invisíveis é o mote da TEMPORADA #1 onde, em parceria com o North Norwegian Art Centre na Noruega, pensamos a visibilidade para destacar o invisível, o camuflado, o imaterial, o apagado e o desconhecido.
A TEMPORADA arranca com a exposição individual da artista canadiana Tanya Busse - Secretary of the Invisible, convidada pelo parceiro Norueguês - NNKS, e com curadoria de Karolin Tampere. Busse estará em residência artística nos Açores para um novo projeto a ser apresentado em maio. Ao longo dos 3 meses, haverão várias outras apresentações que resultam de novas comissões ou estreias, como do Andrew Herzog & 37.25 - NAP, Violaine Lochu ou do coletivo Cara Lavada, e há música e festa para abrir e fechar a TEMPORADA.
Regressamos aos encontros e conversas para imaginar e discutir a contemporaneidade, organizados por artistas, agentes e pensadores, como a Assembleia #12 ou o Fórum das Constelações, em parceria com a CRESAÇOR. Inauguramos o Mesa Posta, um restaurante efémero que ocupa a casa da vaga de tempos em tempos, e o CINEMA CALHETA com um ciclo de filmes que desafiam a ideia de “lugar” e os tempos geológicos, históricos e sociais para visualizar as políticas contemporâneas do território - da exploração ao extrativismo, às ecologias do movimento e do uso do espaço e da cidade.
Em simultâneo, há um Programa de Conhecimento com visitas guiadas e oficinas para crianças e adultos, e seminários e formações propostos pela recém-criada Escola vaga, um programa independente de estudos artísticos para a comunidade escolar e artística residente nos Açores.