A bienal Walk&Talk é realizada na ilha de São Miguel, Açores, que reúne pessoas de diferentes disciplinas e geografias, fomentando criação artística profundamente enraizada no contexto cultural e geográfico único do arquipélago.
A bienal Walk&Talk irá decorrer por toda a ilha de São Miguel, entre 25 de setembro e 30 de novembro de 2025.
Em 2023, o Walk&Talk iniciou a sua transição de festival anual para um modelo bienal. Esta decisão foi tomada com o objetivo de não só aumentar o alcance do programa, mas também aprofundar a sua capacidade de promover projetos e colaborações a longo prazo, com residências artísticas e iniciativas de desenvolvimento a ocorrerem nos anos “off” antecipando cada edição da bienal.
A bienal Walk&Talk irá decorrer entre 25 de setembro e 30 de novembro e poderá ser visitada durante qualquer período entre essas datas. A programação mais abrangente será nos fins-de-semana de abertura e encerramento (25—28 set e 28—30 nov), além de num fim-de-semana intermédio (7—9 nov).
Para além de artistas convidades, irão haver open calls para as várias edições da bienal. As open calls para a bienal 2025 já se encontram encerradas.
A curadoria e programação da bienal é feita por uma rede comunitária de artistas, curadores e equipas, focando-se na inteligência coletiva para explorar a criação, experiência e sustentabilidade das práticas artísticas. A equipa central inclui as curadoras convidadas Claire Shea (Toronto, Canadá), Fatima Bintou Rassoul Sy (Dacar, Senegal), Liliana Coutinho (Lisboa, Portugal), o diretor artístico e curador Jesse James (Açores, Portugal), que trabalham colaborativamente e se envolvem criativamente com as restantes equipas da organização.
O tema da bienal este ano é Gestos de Abundância. Mais informações podem ser encontradas na proposta curatorial aqui.
O programa da bienal Walk&Talk abrange várias disciplinas, incluindo as artes visuais, a música, a arquitetura e o design, dando ênfase a abordagens participativas e de resposta ao contexto local.