Será por onde formos.[E será o que fizermos.]
Apesar de simples, estas afirmações contêm mais do que se poderia esperar após um ano de transformações sociais (e porque não acrescentar: temporais, históricas, espaciais, pessoais, emocionais, e tantos outros ais) nunca antes sentidas. A Summer School, incluída no Programa de Conhecimento, regressa de 15 a 24 de julho, com um formato híbrido: 𝐩𝐫𝐞𝐬𝐞𝐧𝐜𝐢𝐚𝐥 𝐞 𝐨𝐧𝐥𝐢𝐧𝐞, potenciando duas formas de presença e de encontro com a reflexão, pensamento crítico e experimentação artística.
Para quemJovens entre 16 – 21 anos, com ou sem experiência artísticaDatas e horários15, 16, 19, 20 e 21 de julhoOnline: 10h-12hPresencial: 14-16h, no espaço vaga e em outros locais a definir pelos artistasValorA participação na Summer School tem um custo de 50€. Oferecemos bolsas de participação a quem não seja possível disponibilizar este valor ou a quem seja voluntário no Festival.FORMULÁRIO INSCRIÇÃO - até 12 julhoPROGRAMA15 julhoLUÍSA SALVADOREcologia dos afetosEm Ecologia dos afetos, Luísa Salvador propõe uma experiência de relação com o tempo, a sua conceção e a matéria que o transcende como construtor de paisagens. Através de uma abordagem interdisciplinar que cruza desenho, instalação e produção escrita, ir-se-á tecer a relação entre os seres vivos e o meio que habitam. 16 julhoNADIA BELERIQUE
Holdings: House Heads
Em Holdings: House Heads, Nadia Belerique aplica a lógica da fotografia à instalação escultórica, reunindo imagens, objetos e esculturas em semi-composições arquitectónicas que actuam como retratos de protagonistas ausentes. Aos participantes através das suas suas próprias narrativas e objectos pessoais, vão abordar a escultura com uma abertura à mudança. O workshop permitirá aos participantes pôr em prática este processo de criação artística utilizando as suas próprias narrativas e objectos pessoais, abordando a escultura ready-made.
19 julho
GUSTAVO CIRÍACOUma coisa leva à outraO que leva uma coisa à outra? O que levamos de um dia - outros dirão - de uma vida? Inspirado em artistas e pensadores que encontraram no ensaio a sua forma de expressão, em uma coisa leva à outra, Gustavo Ciríaco partilha pensamentos, práticas relacionadas com o corpo na paisagem, na sua fruição, na sua imaginação e produção poética.20 julhoDIOGO DA CRUZAtravés da exploração de mitologias, narrativas fictícias e especulativas, pensando em conceitos como a percepção e medição do tempo, a liberdade de expressão, os movimentos sociais ou a física de partículas, Diogo da Cruz propõe um exercício narrativo dentro de água, em que formas escultóricas irão emergir.21 julhoALICE DOS REISPartindo da ideia de Fan fiction (ou Ficção de fã) - trabalho criativo produzido de forma amadora por fãs, baseada numa obra de ficção existente (como séries ou livros) ou em fenómenos ou pessoas reais (como bandas pop) - Alice dos Reis convida es participantes a criar a sua própria ficção.