Kateryna Kondratieva nasceu em 1985 em Kryvyi Rih, Ucrânia. De 2015 a 2018, estudou na Escola de Arte de Odesa sob a orientação do curador V. Tokarev.
Atualmente residindo e trabalhando em Ponta Delgada, a arte de Kateryna explora os temas da interação entre o ser humano e a natureza através de perspectivas físicas e emocionais. A artista reflete sobre as transformações pessoais influenciadas pela maternidade e pela experiência de migração durante o período de guerra no seu país. Os seus meios preferidos são colagem e aquarela.
Participou nos seguintes projetos ucranianos e internacionais: exposição "Primeira Exposição Internacional de Arte Postal" pela Galeria Stephanie Palace, Budapeste; Exposição Internacional de Miniaturas em Aquarela "Miniwatercolor Kyiv"; Exposição Internacional "Watercolor Sea", Odesa; Festival Internacional de Miniaturas em Aquarela "Miniwatercolor Kyiv"; Exposição coletiva de arte abstrata "Outra Paisagem", Ivano-Frankivsk; Exposição "Passage Collage", Odesa; Exposição de Paisagem Contemporânea "Memorial Kuinji", Mariupol; Exposição do projeto ecológico "Pincel Verde", Kharkiv; Em novembro-dezembro de 2021, realizou um curso de arte-terapia com aquarela para mulheres afetadas pela violência doméstica, Ivano-Frankivsk; Exposição “Collage Garden”, Jacarta; Exposição online de arte ucraniana "Meta-senses"; Mostra de arte "Litosfera", Ponta Delgada; Exposição "Freedom Ukraine"; Exposição Internacional "Small pictures, big stories", Lviv; Ilustrações para o livro de Maria João Sousa “Amarelo” e workshops que exploram a psicologia do medo e os fundamentos da ilustração para grupos de adolescentes (Terra Jovem, Antero Quental) “Pinta o teu medo”, com exposição baseada nos resultados, Largo Mártires da Pátria.
É membro ativo dos movimentos de urban sketchers da Ucrânia e dos Açores: Exposição “Urban Sketchers IF”, Ivano-Frankivsk; Exposição "Go and Sketch", Museu Municipal de Odesa nomeado em homenagem a A.V. Bleschunov, Odesa; Exposição “Vamos desenhar”, Santa Clara; Maratona de desenho e exposição "Maratona literária", Ponta Delgada; Exposição "Riscar o património monumental religioso", Igreja Matriz da Lagoa; Exposição de sketches no Festival de Parapente dos Açores.